O Dia Internacional do Consumidor é celebrado anualmente em 15 de Março, em diversos países do mundo. A data tem como objetivo conscientizar os consumidores sobre seus direitos e estimular a adoção de práticas comerciais justas e transparentes por parte dos fornecedores de produtos e serviços. Foi instituído pela primeira vez em 1962 pelo então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, como forma de destacar a importância da proteção ao consumidor.
No Brasil, o Dia é regulamentado pela Lei nº 10.962/2004, que estabelece a obrigatoriedade dos fornecedores de produtos e serviços divulgarem informações claras e precisas sobre preços, prazos de validade, características, qualidade e riscos dos produtos, entre outras informações relevantes para a tomada de decisão dos consumidores.
O Dia Internacional do Consumidor é uma data importante para a conscientização e proteção dos direitos dos consumidores em todo o mundo, incentivando uma relação mais justa e equilibrada entre fornecedores e consumidores.
O Consumidor e o Consumo
O consumo é uma atividade fundamental na sociedade moderna e está diretamente relacionado ao bem-estar e qualidade de vida das pessoas. É por meio do consumo que os indivíduos adquirem bens e serviços necessários para suas necessidades diárias, e também para realização de seus desejos e sonhos.
O consumidor é qualquer pessoa que adquire os bens e serviços, ou seja – todos nós – sendo o elemento central do processo de consumo. Ele tem o direito de escolher livremente o que deseja comprar, e espera receber produtos de qualidade, preços justos e com um atendimento adequado.
No Brasil, os desafios do consumidor são muitos. A falta de transparência nas relações de consumo também é um dos maiores, como, por exemplo, muitas empresas oferecem contratos com cláusulas abusivas, que prejudicam o consumidor em caso de problemas com o produto ou serviço.
As Leis de Defesa ao Consumidor
As leis de proteção ao consumidor são um conjunto de normas que têm como objetivo proteger direitos e interesses dos consumidores em relação a produtos e serviços adquiridos no mercado. Essas leis visam garantir que consumidores tenham acesso a informações claras sobre os produtos e serviços que desejam adquirir, bem como a segurança e a qualidade desses produtos e serviços.
No Brasil, a principal lei de proteção ao consumidor é o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que entrou em vigor em 1990. O CDC estabelece normas e diretrizes para as relações de consumo em todo o país e se aplica a todas as relações comerciais entre fornecedores de produtos ou serviços e consumidores.
Além do CDC, existem outras leis e regulamentações que complementam a proteção ao consumidor, como a Lei da Transparência de Preços (Lei nº 10.962/2004), a Lei do Arrependimento (Lei nº 8.078/1990), o Decreto do SAC (Decreto nº 6.523/2008), entre outras.
As leis de proteção ao consumidor são fundamentais para garantir uma relação justa e equilibrada entre fornecedores e consumidores, promovendo a confiança e a segurança no mercado de consumo.
Nossos Consumidores são Exigentes
Os nossos consumidores, da Mais Revestimentos, são exigentes em relação à qualidade, exclusividade, prestígio e status dos produtos que adquirem. Eles buscam produtos que representem a excelência em termos de design, materiais, acabamento e detalhes, e que sejam capazes de transmitir uma imagem de sofisticação e bom gosto.
Algumas das principais exigências dos nossos consumidores incluem:
Qualidade: Esperam que os produtos sejam feitos com materiais de alta qualidade, com acabamento impecável e durabilidade superior.
Exclusividade: Apreciam a exclusividade dos produtos, como edições limitadas, peças únicas ou customizáveis. Eles valorizam a individualidade e o fato de possuírem algo que não está disponível para todos.
Prestígio: Valorizam a reputação e a história da marca, bem como a associação do produto com um estilo de vida. Com produtos que os façam sentir-se parte de um seleto grupo social.
Serviço: Esperam um atendimento personalizado e exclusivo, desde o momento da compra até o pós-venda. E valorizam a atenção aos detalhes e a experiência de compra diferenciada.
Inovação: Apreciam a inovação e a criatividade nos produtos, bem como a capacidade da marca de se reinventar e se adaptar às tendências.
As exigências podem variar de acordo com o produto, a marca e o perfil do cliente. Mas, de maneira geral, eles buscam produtos e marcas que representem o melhor em termos de qualidade, exclusividade, prestígio e serviço, e que estejam alinhados com seus valores e interesses.
Conhecemos Nossos Consumidores
Aqui na Mais Revestimentos temos como principais valores a construção intensa e contínua da credibilidade junto aos nossos clientes e parceiros, além de investir constantemente em aprimoramento dos processos de gestão para que nossos clientes tenham as melhores experiências.
Nossos sistemas são desenhados para cuidar de toda a jornada dos nossos clientes, e para isso formamos um time que é altamente especializado no que faz e que tem interesse genuíno pelos clientes, pelos seus sonhos e pelos seus projetos.
Por isso, nossa visão é, em cada projeto, em cada obra, em cada aquisição, materializar as expectativas e sonhos dos nossos clientes, oferecendo soluções completas em revestimentos, louças e metais.
Após mais de duas décadas de amadurecimento, assumimos como missão a busca constante de tendências para criar soluções de design e serviços com experiências memoráveis aos nossos clientes.
Queremos parabenizar todos nós, consumidores, em especial você que leu este artigo e conseguiu entender um pouco melhor sobre a importância que temos no mercado, e como a Mais Revestimentos se envolve na busca constante pela excelência no atendimento aos seus clientes.